O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

quarta-feira, 11 de março de 2009

Vem aí mais uma sexta-feira 13...

É fato que, de um modo geral, o ser humano é um tanto quanto supersticioso. Segundo uma das definições dadas pelo Dicionário Aurélio, superstição é “sentimento religioso baseado no temor e na ignorância, e que induz a admitir falsos deveres, recear coisas fantásticas, etc.”. Já “superstição religiosa”, segundo Soares (2006, p. 337) é “um conjunto de crendices sem bases factuais, apoiado na ignorância, no desconhecido e no medo, presente em todas as religiões novas e velhas. São crendices nocivas à fé cristã, pois levam a pessoa a temer coisas inócuas e depositar sua fé em absurdos”
A próxima sexta-feira de março do corrente ano será dia 13, o que leva muitos a se encherem de temor e receio ante a simples menção da referida data. Mas de onde vem essa crença de que a sexta-feira 13 traz mau agouro? Conforme disserta Soares (p. 342): “O número 13 é tido, por alguns, como bom agouro, e para outros, como infortúnio... Uns atribuem a origem da superstição do 13 azarado aos vikings ou outros normandos; outros ao cristianismo. Sexta-feira foi o dia em que Jesus morreu e 13 é referência a Judas Iscariotes, que, segundo os supersticiosos, era o décimo terceiro homem da reunião da Última Ceia”.O autor finaliza com a afirmação de que “não há, portanto, indício algum para confirmar essa versão”.  Diante disso, faz-se o seguinte questionamento: deve o cristão temer a sexta-feira 13 e as tolas crendices que a acompanham? Resposta: de maneira nenhuma, pois “Deus não nos deu o espírito de temor” (II Timóteo 1.7); e “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8.15).
Conforme nos assegura a Palavra de Deus no Salmo 91 (que por vezes é erroneamente utilizado como mero amuleto), enquanto estivermos habitando no esconderijo do Altíssimo, isto é, enquanto estivermos depositando nossa confiança em Deus e recebendo sua proteção, “nenhum mal nos sucederá, nem praga alguma chegará à nossa tenda”. E “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmo 91.11). Ele é nosso refúgio e fortaleza.Posso finalizar com as palavras do Apóstolo Paulo, inspiradas pelo Espírito Santo de Deus e registradas em sua carta destinada inicialmente à igreja de Cristo em Roma: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).
Que o SENHOR continue nos abençoando e nos livrando de todo o mal a cada dia.
“Soli Deo Gloria”
Alessandro Cristian
Referências bibliográficas: Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
SOARES, Esequias. Heresias e Modismos. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (Autor). Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

2 comentários:

  1. Caro Alessandro, obrigado pela visita e postagem em meu singelo Blog. Que o Senhor continue abençoando vossa vida, ministério e família.

    Saudações Fraternas em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Amém, caro irmão Ivan. Tenho acompanhado seu Blog periodicamente e aprendido muito.
    Que o Pai Eterno continue te abençoando ricamente.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.