O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 7 de fevereiro de 2009

"O pecado, a religião e Jesus Cristo"

 frases que ouvimos ou lemos em nossa trajetória que acabam por ficar gravadas na memória. Por vezes, não nos lembramos da fonte, mas as palavras estão lá, armazenadas. Uma dessas frases que trago comigo é: “O pecado deforma; a religião conforma; mas só Jesus Cristo transforma.” Não me recordo se li ou ouvi. Mas sem dúvida, conquanto seja uma assertiva extremamente simples, é carregada de significado. Façamos uma breve análise dessas palavras:

“O pecado deforma”: No Jardim do Éden, disse o Senhor Deus ao homem: “Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá” (Gênesis 2.16,17). Ao desobedecer o Criador, as conseqüências para o homem foram inevitáveis:

1º - a morte espiritual e moral ocorreram de imediato. Posteriormente, veio a morte física (Gênesis 5.5);

2º - a perda da inocência moral e a consequente perda da comunhão com Deus. Enquanto em Gênesis 2.25 lemos que tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha”, em Gênesis 3.10, quando procurado pelo Criador, o homem respondeu: “Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi”.

Antes da Queda, a comunhão do homem com o Criador era perfeita. Após, todos vem ao mundo já com uma natureza pecaminosa. A Palavra de Deus nos afirma na Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 5.12, que “o pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana, porque todos pecaram”. Em suma, o pecado deforma a comunhão do homem com Deus. Conforme está escrito no Livro do profeta messiânico Isaías, no capítulo 59.1,2: “Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações”. Já o Salmo 66.18 afirma: “Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido”. Ou seja, se quisermos ser ouvidos pelo Senhor, se faz necessário que tenhamos o coração livre de maus pensamentos. Para que nossa ligação com o Pai não seja deformada, não podemos atender à iniquidade em nossos corações.

“A religião conforma”: isso é uma realidade. Quantas pessoas religiosas ao extremo percebemos ao nosso redor, mas ainda lhes falta algo. No capítulo 10 do Livro de Atos dos Apóstolos, a Bíblia nos relata a história de um homem chamado Cornélio, o qual era comandante de um batalhão romano. Era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre ao Senhor. Em certa ocasião, Deus deu a ele uma visão: “... ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse: Cornélio! Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou: O que é, senhor? O anjo respondeu: Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você. Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro. Ele está hospedado na casa de outro Simão, um curtidor de couros que mora na beira do mar" (Atos 10.3-6).

Apesar de tudo, ainda lhe faltava uma coisa: crer em Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador de sua alma, motivo pelo qual Deus ordenou a Pedro que lhe anunciasse a Palavra (para uma maior compreensão do fato, é conveniente que seja feita a leitura de todo o capítulo 10 do Livro de Atos). Muitos simplesmente afirmam seguir determinada religião por tê-la herdado de seus ascendentes, não sabendo sequer os fundamentos mais simples de sua profissão de fé. Quando questionadas acerca de sua crença, não hesitam em afirmar taxativamente: sou “evangélico”, ou sou “católico”, e assim por diante. Mas não sabem o porquê. Como se a religião em si salvasse alguém.

Por fim, “Jesus Cristo transforma”. Em sua Palavra, O SENHOR Deus diz por intermédio do profeta Isaías: “Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã” (Isaías 1.18). Já a Carta de Paulo aos Romanos nos traz a seguinte verdade: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1,2); e a segunda Carta de Paulo aos Coríntios nos assegura: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (II Co 5.17). Para nascer de novo, se tornar nova criatura, só por intermédio de Cristo (Leia o capítulo 3 do Evangelho segundo escreveu o Apóstolo João).

Só Jesus pode perdoar os meus e os seus pecados. Não há pastor, padre ou santo que possa, mas Jesus pode. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (I Tm 2.5).

Como nos afirma a Palavra, o inimigo veio para roubar, matar e destruir. Mas Jesus Cristo veio para que tenhamos vida, e a tenhamos em abundância (Evangelho de João 10.10). Prove dessa vida. 

Que o SENHOR nos abençoe e nos ajude a não sermos meros religiosos.

“Soli Deo Gloria”

Alessandro Cristian 

Citações bíblicas: Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Barueri, SP, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.