O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 23 de março de 2013

As aventuras e desventuras de Malco Heresiano

"Malco Heresiano era um rapaz do interior que, em sua adolescência, passou a frequentar uma igreja evangélica pentecostal. Antes de atingir a maioridade recebeu (de Deus?) o dom da palavra. Sim, com “p” minúsculo. E passou então a berrar pregar pelos púlpitos do país.
Ficou nacionalmente conhecido graças às suas pregações que, embora inconsistentes e eivadas de heresias e frases de efeito, agradavam em cheio à turma do barulho – ou turma do reteté, como ele carinhosamente chamava seus ‘fãs’.
Seu ministério foi se expandindo, sobretudo graças às suas aparições frequentes em determinado congresso (movimento?) de heresias e algazarra realizado anualmente num Estado do Sul do país.
Estudou teologia e chegou até a concluir o doutorado (?), embora isso não transparecesse em suas pregações.
Não contente apenas com o alto cachê que recebia como animador de auditório, digo, não contente em ser apenas um “pregoeiro da palavra”, expandiu seus negócios: venda de DVDs, CDs, livros, consórcio (“onde você realiza seu sonho da casa própria em nome de Jesus”), curso de teologia.
Devido ao teor de suas ministrações, muitos duvidavam que ele gozasse de sã consciência. Tal dúvida se agravou quando Malco bradou para quem quisesse ouvir que desejava receber uma cusparada do animador de auditório Bem no Rim, mundialmente famoso por derrubar pessoas, ou girando o paletó ou com seu assopro (ô mau hálito!).
Num arroubo Michael Jacksoniano, mudou radicalmente seu visual, inclusive com aplicações de botox e alisamento da cabeleira outrora quase pixaim.
Abriu até uma igreja própria, a qual foi inaugurada já com 500 membros (ao que tudo indica, peixes pescados em aquário alheio). Até grife própria o rapaz passou a ter.
As camisetas “gospel” também estavam no rol dos produtos. Ah, tá. Camisas com versículos bíblicos? Ao menos isso se espera de um Doutor em Divindade. Antes fosse. Eram camisas com chavões do tipo “A tampa da chaleira vai voar” e “Pentecostal que não faz barulho tem defeito de fabricação”.
O moço intentava escrever ainda um livro intitulado “1300 maneiras de levantar um dindim vendendo produtos gospel”, numa alusão à quantidade de produtos disponíveis para a venda em seu site.
Não contente com as estrepolias eclesiásticas e empresariais, Heresiano se esqueceu de uma declaração anterior, na qual jurava de pés juntos que jamais enveredaria pela política e, movido por influências (internas e externas) candidatou-se a deputado federal, sendo eleito graças à votação de milhares de irmãos pentecostais (embora, definitivamente, não represente o movimento, falando em termos teológicos) e de outras confissões.
Na Câmara, tornou-se conhecido não pelo combate à corrupção e pela apresentação de projetos relevantes à Nação, mas sim por proferir declarações polêmicas e por angariar desafetos. Sua eleição nada acrescentou à cristandade, tampouco ao Brasil.  
Diante desses fatos lamentáveis, vários cristãos passaram a pedir a Jesus coragem e um azorrague de cordéis para expulsar o vendilhão do templo.Outros se dedicaram com afinco ao estudo e pregação da genuína Palavra de Deus, em combate às heresias de Malco.
Outros ainda passaram a denunciar suas picaretagens em blogs apologéticos, e inclusive um deles foi ameaçado de ser processado pelo mesmo, que se sentiu ofendido com o conteúdo das postagens.
Os cristãos passaram também concomitantemente a orar para que Heresiano se voltasse unicamente às Escrituras e à exposição da Palavra. E Deus atendeu tais orações. Malco renunciou ao seu mandato. Parou de fazer barulho, de gritar ao microfone receeeeeeeeeeeba!, de invocar anjos, e de todas as invencionices das quais fazia uso.
Hoje arrependido pelo passado de puerícia, é um exemplo de sabedoria e mansidão, e busca a cada dia se aprimorar-se na presença do Senhor. Suas pregações nos remetem às verdades cristalinas contidas nas Escrituras e aos "Cinco Solas" da Reforma Protestante, tema sempre presente em suas prédicas. Hoje, é um missionário a serviço de Deus em Timor Leste. E Malco viveu feliz para sempre."

Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

A presente postagem é de caráter fictício. Qualquer semelhança com pessoas, fatos, lugares ou acontecimentos da vida real terá sido mera coincidência.
Texto escrito em 2009, publicado em alguns blogs no mesmo ano e atualizado na presente data.
Imagem extraída do Blog do Ciro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.