O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 4 de abril de 2009

O milagre da multiplicação dos pães...

Apresento aqui uma breve explanação tendo como base o texto bíblico acerca da multiplicação dos pães e peixes. Trata-se na verdade da Palavra que, por Graça e misericórdia de Deus, pude trazer no Culto de Domingo, 29 de março de 2009, na igreja onde congrego.
A passagem em questão se encontra registrada nos quatro Evangelhos. Selecionei a versão do apóstolo João, consignada no capítulo 6 do Evangelho homônimo (versículo 1 ao 15).

1 Depois disso, partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. 2  E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.

No Evangelho segundo escreveu João, em seu capítulo 6 vemos duas das classes de seguidores de Jesus:

A dos curiosos, que O seguem apenas em busca de entretenimento, passatempo, distração (6.2); e a dos materialistas, que O seguem apenas com vistas ao pão material, e.g., os adeptos da Teologia da Prosperidade (6.26). Não se enquadre nessas duas classes. Faça parte dos verdadeiros adoradores, que O adoram em espírito e em verdade (João 8.44). Não O siga apenas pensando no que Ele pode te dar, O sirva por aquilo que Ele é: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Criador do Universo.

3  E Jesus subiu ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. 4  E a Páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. 5 Então, Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? 6  Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. 

Nos versículos 5 e 6, observamos que Jesus bem sabe que fechamento vai dar às situações adversas de nossa vida. Mas Ele prova nossa confiança. Diante dos problemas, não se surpreenda se Ele te perguntar: “E agora, filho meu, o que vamos fazer?”. Está apenas testando sua confiança n’Ele. Não se assuste diante da adversidade. Ele não te abandona jamais. Todas as suas atitudes estão sendo observadas por Ele. No momento certo, Ele intervirá. E te diz: “O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois”. (João 13.7)

7  Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.

É patente a dúvida de Filipe. Apesar de seguir o Mestre, vê-lo operando maravilhas dia após dia, presenciar os Seus milagres, disparou: nem duzentos dinheiros de pão bastariam para alimentar essa multidão!!! Calculo que, hoje, esse valor corresponderia a R$ 8.000,00, aproximadamente. Uma soma relativamente alta para um homem conseguir de uma hora para outra. Como podemos duvidar do poder de Jesus, mesmo vendo-o agir diariamente???

Vemos ainda que Filipe acreditou que determinada soma em dinheiro resolveria a situação. Quantas vezes não temos agido dessa maneira? Depositando nossa confiança no dinheiro, como se ele resolvesse tudo... Confie em Deus acima de todas as coisa. “Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR, nosso Deus.” (Salmo 20:7)

8  E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9  Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos? 

Nos versículos 8 e 9, podemos ver o significado dos 5 pães e 2 peixes sob diferentes pontos de vista:

Dos discípulos: “Que é isso para tanto?”, questionaram. Constantemente o ser humano age dessa forma: acha que aquilo que o Senhor colocou em suas mãos é pouco: seu trabalho, seu salário, seu cargo na igreja, sua esposa (o), etc. Não questione, agradeça. Olhe ao seu redor: quantas pessoas há que gostariam de estar em seu lugar.

Do menino: o que ele tinha em mãos, entregou ao Mestre. Isso significa entrega sem reservas. Jesus opera o milagre a partir daquilo que entregamos a Ele, a matéria-prima. Que tipo de matéria-prima você tem entregado a Jesus para que aconteça o milagre que você tanto espera? Uma oraçãozinha diária balbuciada de dois ou três minutos? Seu tempo com Deus tem se limitado aos cultos dominicais, onde duas horas na casa de Deus parecem uma eternidade? Tem certeza que é só isso que você tem pra entregar a Jesus? Faça como aquele menino. Se entregue sem reservas. E o milagre acontecerá.

10  E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. 11  E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam. 

Observamos no versículo 10 Jesus ordenando: “Mandai assentar os homens”. Óbvio que os homens se assentaram. É necessário que sejamos obedientes à voz do Mestre.

Vemos também que nesse momento Ele assumiu o comando. Até ali os discípulos estavam inquietos, pensando “e agora, o que vamos fazer pra alimentar essa multidão?” No entanto, quando permitiram que Jesus assumisse o comando da situação, as coisas começaram a se resolver. Proceda assim também: deixe Jesus assumir o comando de sua vida, e verá que as coisas se tornarão mais fáceis.

No versículo 11 Jesus começa a repartir o pão. Interessante observar que a Palavra de Deus nos diz em Eclesiastes 11.1,2: “Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.”. o número 7 simboliza a perfeição. Oito é além da obrigação. “Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41). A primeira milha é a obrigação, a segunda é o amor. (1) 

12  (...) 13 (...) 14  Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo. 15 Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.

Por fim, no versículo 15 encontramos o inimigo se utilizando de uma artimanha para tentar Jesus a tomar o trono sem aceitar a cruz. (2) É sempre assim: o inimigo faz de tudo para que creiamos que aquilo que ele oferece é melhor do que aquilo que Deus tem para nós. Rejeite as ofertas do inimigo. Fique somente com aquilo que o SENHOR tem para você. Não rejeite a sua cruz. Leve-a até o fim.

Grandes bênçãos o SENHOR tem pra você. Persevere até o fim. Vale a pena. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (I aos Coríntios 2.9).

Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian

(1) MELO, Joel Leitão de. Eclesiastes Versículo por Versículo. 1.ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1999. 

(2) PEARLMAN, Myer. João, O Evangelho do Filho de Deus. 4.ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2004. 

Citações bíblicas: Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1995.

Um comentário:

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.