O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 3 de julho de 2011

Era uma vez... Dez virgens.

No capítulo 25 do Evangelho segundo escreveu São Mateus, versículos 1-13, temos o registro da "Parábola das dez virgens", na qual o Senhor alerta Seu povo quanto à necessidade de constante vigilância, uma vez que Sua Vinda se dará de maneira inesperada. Ninguém sabe o dia, nem a hora (Mateus 24.36). Relaciono aqui algumas das lições imanentes à parábola em apreço.
1) Cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas (versículo 2). Ou cinco eram sábias, e cinco, insensatas. Ou loucas, depende da tradução. O texto deixa patente que nem todos estarão preparados por ocasião do Arrebatamento. Nos mostra também que Cristo não virá buscar uma Igreja que está se preparando para se encontrar com Ele, mas sim uma Igreja que está preparada.
2) Ante a aparente demora do noivo, as virgens dormiram (versículo 5). Quantos em nossos dias se encontram mergulhados nas turvas águas do sono espiritual! Acreditando que o Noivo tardará, ou mesmo que não virá, se entregaram à dissolução e já não se preocupam mais com a consagração diuturna. Lembremos da recomendação contida na Carta aos Hebreus (12.14): "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor."
3) À meia-noite se ouviu o clamor, ou o grito: aí vem o esposo! (versículo 6). Claro está que se trata de uma alusão à Vinda de Cristo. Conforme registrado na Primeira Carta de Paulo aos Tessalonissences (4.16-17), "o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." Maranata!
4) Todas se levantaram, mas apenas as prudentes tinham azeite em suas lamparinas (versículos 7 e 8). Nas páginas do Livro Sagrado, o azeite (ou óleo) é um dos tipos (ou símbolos) do Espírito Santo. Somos templo Dele (I aos Coríntios, 3.6). Por isso, somos orientados: "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre tua cabeça" (Eclesiastes 9.8).
5) As loucas queriam um pouco do azeite das prudentes (versículo 8). Observamos aqui uma simbologia alusiva aos "cristãos carona". Acreditam que, pelo simples fato de estarem em companhia de alguém cuja vida está no altar, serão salvos por tabela. Ou que simplesmente frequentar um templo assegura a salvação. O Reino de Deus é conquistado à força (Mateus 11.12), e não por osmose. Estreita é a porta que conduz à Vida Eterna (Lucas 13.24). Nunca é demais lembrar: a salvação é individual. Ponto.
6) O que é espiritual não pode ser comprado. A parábola afirma que as loucas saíram para comprar azeite; enquanto isso, noivo chegou e as prudentes entraram com ele para as bodas. E a porta foi fechada (versículos 10 e 11).
Em primeiro lugar, aprendemos que o que é espiritual em sua essência não pode ser comprado (e.g., Isaías 55.1; Apocalipse 22.17). A Água da Vida é gratuita. Lembremos ainda o significado da palavra "graça": favor imerecido. Alguém já disse que "a graça significa que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar mais, e que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar menos".
Em segundo lugar, ressalte-se que, quando o Noivo vier, somente aquele que tiver azeite em sua lamparina (i.e., o Espírito Santo em sua vida) entrará com Ele para as bodas.
E, em terceiro lugar, fechada a porta, definitivamente estará fechada. Não haverá possibilidades de alguém arrombá-la, ou de entrar nas bodas pela janela.
7) Diante do quadro percebido, as loucas se desesperaram e começaram a bater na porta. Ouviram do noivo: "não vos conheço" (versículos 11 e 12). A Palavra afirma que nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor" entrará no Reino dos céus, mas somente aquele que faz a vontade de Deus, que está nos céus (Mateus 7.21). Afirma ainda que, enquanto alguns ouvirão de Jesus a frase "Vinde, benditos de meu Pai", outros ouvirão "apartai-vos de mim, que não vos conheço". Na realidade, nos parece que somente ouvirão esse "apartai-vos" aqueles que sempre estiveram apartados.
8) Vigiar sempre será a melhor alternativa (versículo 13). "Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."
Amém?
Deus abençoe sua vida.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.