O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 23 de janeiro de 2010

Os terremotos e a Volta de Jesus Cristo...


Em certa ocasião, em resposta ao questionamento dos discípulos acerca dos sinais de Sua volta triunfante e gloriosa à Terra e do fim do mundo (Mt 24.3) Jesus citou os  terremotos, dentre outros acontecimentos.
Trata-se do chamado “sermão profético” proferido pelo Mestre há quase dois mil anos e registrado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas nos capítulos 24, 13 e 21 de seus respectivos relatos.
Dessa maneira, é normal que as igrejas enfatizem a Segunda Vinda quando são noticiados abalos sísmicos ocorridos ao redor do mundo, uma vez que tais acontecimentos têm grande significado escatológico para o cristianismo.
Segundo o Pastor Antonio Mesquita (1), no decorrer desses últimos dois mil anos de história os terremotos ocorreram na seguinte conformidade:
Século I: 15 terremotos;
Século II: 11;
Século III: 18;
Século IV: 14;
Século V: 15;
Século VI: 13;
Século VII: 17;
Século VIII: 35;
Século IX: 59;
Século X: 32;
Século XI: 53;
Século XII: 84;
Século XIII: 115;
Século XIV: 137;
Século XV: 174;
Século XVI: 253; 
Século XVII: 378;
Século XVIII: 640;
Século XIX: 2.139;
Século XX: Em 76 anos ocorreram 5.200.
Antes de concluir, devo fazer duas observações:
1) É óbvio que, embora muito provavelmente venha ocorrendo aumento da frequência dos tremores de terra no mundo, quanto mais se aperfeiçoam os meios de comunicação, mais fácil e mais confiável fica o registro de tais eventos. Ou seja: hoje qualquer terremoto, por menor que seja e onde quer que tenha ocorrido, é registrado e a informação chega simultaneamente a todas as partes do mundo. Isso não ocorria há vinte séculos. Pelo contrário: durante a História desse mundão de meu Deus, vários terremotos ocorreram sem que a notícia tenha se espalhado e, por conseguinte, não foram registrados, não entraram nas estatísticas. Falo isso sem qualquer intenção de parecer cético. É fato.
2) Não podemos também cometer a heresia de querer marcar datas para a Volta de Cristo, como tantos outros pateticamente já o fizeram.
No entanto, é inegável que, como diz aquele antigo hino, “os sinais da Sua vinda, mais se mostram cada vez... Vencendo vem Jesus”! Sim, os sinais estão aí... Não só os terremotos, mas também as guerras, rumores de guerras, nação contra nação, reino contra reino, fome, pestes, falsos cristos, falsos profetas, etc.
E, se o apóstolo Paulo há dois milênios já vivia como se Cristo fosse voltar ainda em seus dias (I Co15.51,52; I Ts 4.15-17), e se um pouco depois o apóstolo João já dizia que era já a última hora (I Jo 2.18), como ficaremos nós alheios a tudo o que vem ocorrendo? Sim, prezados. Jesus está voltando. Sua Vinda é iminente. Mantenha tua preparação...
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian
MESQUITA, Antônio. Pontos difíceis de entender. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

4 comentários:

  1. É meu irmão e amigo Alessandro, os registros estão aí, exposto a quem quiser. Devemos ficar atentos com a preparação devida mesmo, pois os sinais são físicos, naturais, de relacionamentos e etc (registrado na bíblia, porém, a volta de nosso mestre querido será um sinal espiritual para os preparados e catastrófica com muitas conseqüências dolorosas para os que não se preocupam com esse acontecimento levando a vida de forma desregrada com a Palavra de Deus
    Maranata ora vem Senhor Jesus !!!

    ResponderExcluir
  2. Fala irmão, tudo na paz?

    Já alterei o seu banner lá no Bereianos, ok?

    Informo que o código do novo banner disponível em seu blog está faltando o endereço do blog.

    No Bereianos, o banner novo já está corrigido.

    Grande abraço, em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Amém, prezado irmão Ruy. Realmente, hoje de manhã fui testar o link e percebi que estava direcionando a uma página inexistente.
    Agradeço pela correção e pelo apoio.
    Que o SENHOR muito o abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.