1º - a morte espiritual e moral ocorreram de imediato. Posteriormente, veio a morte física (Gênesis 5.5);
2º - a perda da inocência moral e a consequente perda da comunhão com Deus. Enquanto em Gênesis 2.25 lemos que “tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha”, em Gênesis 3.10, quando procurado pelo Criador, o homem respondeu: “Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi”.
Antes da Queda, a comunhão do homem com o Criador era perfeita. Após, todos vem ao mundo já com uma natureza pecaminosa. A Palavra de Deus nos afirma na Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 5.12, que “o pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana, porque todos pecaram”. Em suma, o pecado deforma a comunhão do homem com Deus. Conforme está escrito no Livro do profeta messiânico Isaías, no capítulo 59.1,2: “Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações”. Já o Salmo 66.18 afirma: “Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido”. Ou seja, se quisermos ser ouvidos pelo Senhor, se faz necessário que tenhamos o coração livre de maus pensamentos. Para que nossa ligação com o Pai não seja deformada, não podemos atender à iniquidade em nossos corações.
“A religião conforma”: isso é uma realidade. Quantas pessoas religiosas ao extremo percebemos ao nosso redor, mas ainda lhes falta algo. No capítulo 10 do Livro de Atos dos Apóstolos, a Bíblia nos relata a história de um homem chamado Cornélio, o qual era comandante de um batalhão romano. Era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre ao Senhor. Em certa ocasião, Deus deu a ele uma visão: “... ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse: Cornélio! Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou: O que é, senhor? O anjo respondeu: Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você. Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro. Ele está hospedado na casa de outro Simão, um curtidor de couros que mora na beira do mar" (Atos 10.3-6).
Apesar de tudo, ainda lhe faltava uma coisa: crer
Por fim, “Jesus Cristo transforma”.
Só Jesus pode perdoar os meus e os seus pecados. Não há pastor, padre ou santo que possa, mas Jesus pode. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (I Tm 2.5).
Como nos afirma a Palavra, o inimigo veio para roubar, matar e destruir. Mas Jesus Cristo veio para que tenhamos vida, e a tenhamos em abundância (Evangelho de João 10.10). Prove dessa vida.
Que o SENHOR nos abençoe e nos ajude a não sermos meros religiosos.
“Soli Deo Gloria”
Alessandro Cristian
Citações bíblicas: Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Barueri, SP, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.