O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Acordo Ortográfico e a Assembléia de Deus

É fato que todo brasileiro que tenha um mínimo de cultura e que preze pelo emprego correto do vernáculo está ciente da reforma ortográfica da Língua Portuguesa.


A aludida reforma pretende fazer com que cerca de 230 milhões de pessoas, distribuídas nos oito países que falam o português unifiquem sua escrita, sem que a pronúncia das palavras seja alterada. Desse total a maioria está no Brasil, que possui atualmente cerca de 185 milhões de habitantes. É interessante frisar que, embora seja a língua oficial em oito nações, há somente duas variantes de ortografia: a portuguesa e a brasileira. Os sete outros países adotam o modelo de Portugal. As mudanças atingem em menor escala a grafia utilizada no Brasil: cerca de 0,5% das palavras, contra 1,6% de Portugal.


Mas na presente ocasião, dentre a multidão de palavras cuja grafia será alterada, quero chamar a atenção para uma única: “assembléia”. Isso porque uma das regras do novo acordo ortográfico define que “não se acentuam graficamente os ditongos representados por ei e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas, dado que existe oscilação em muitos casos entre o fechamento e a abertura na sua articulação”. Dentre outras palavras afetadas por essa nova regra estão: assembleia, boleia, ideia, epopeico, onomatopéico,  alcaloide, apoio (do verbo apoiar), heroico, jiboia, paranoico, etc.


Onde quero chegar com isso? No fato de que a Assembléia de Deus, centenária denominação da qual faço parte há quase dez anos, terá que “mudar” de nome. Ou melhor, terá que mudar a grafia de seu nome, para Assembleia de Deus.


De acordo com o Decreto Federal n.º 6.583/2008, de 29 de setembro de 2008, o qual promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990:

“Artigo 2º: O referido Acordo produzirá efeitos somente a partir de 1o de janeiro de 2009. 

Parágrafo único.  A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.” 


Portanto, Senhores Pastores, é conveniente já irem alterando as placas e letreiros das igrejas para o povo ir se acostumando.


Que Deus abençoe a todos em Nome de Jesus.


“Soli Deo Gloria”


Alessandro Cristian 


Legislação consultada no site: www.planalto.gov.br. Acesso em 31 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.