O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 27 de junho de 2009

Haja rótulo!!!

Conforme nos ensina o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 11 versículo 26, em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.
Se há uma designação pela qual os seguidores de Cristo devem ser chamados, essa designação é “cristãos”. Mas quando olhamos para a história do cristianismo, perdemos a conta de quantos rótulos já receberam os seguidores de Cristo. Isto é, em quantos fragmentos já foi dividido o cristianismo (aqui relaciono algumas denominações e nomenclaturas, sem preocupação com ordem cronológica, nem com qualquer outra ordem. Apenas a título de ilustração): católicos romanos, católicos ortodoxos, coptas, protestantes, luteranos, calvinistas, anabatistas, ortodoxos, valdenses, albigenses, quacres, puritanos, metodistas, batistas, tradicionais, presbiterianos, tradicionais avivados, pentecostais, adventistas, congregacionais, carismáticos, neopentecostais, evangélicos, “crentes”, etc...
Foi isso que Jesus quis dizer, orando ao Pai em João 17.22??? “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um? Óbvio que não. Pra quê tanto rótulo, tanta facção?
Ok, sabemos que a partir de Constantino houve uma paganização do cristianismo, que a Reforma Protestante foi necessária, que o denominacionalismo foi uma resposta à tendência de que a Igreja fosse ligada ao Estado, que cada país tem seus costumes, sua cultura e, por conseguinte, suas formas de cultuar a Deus...
Não quero dizer aqui que devemos tergiversar com os erros de toda e qualquer denominação.
Mas o ideal seria de que os ideais da igreja primitiva fossem mantidos... ou que não tivessem se perdido no decorrer da história.
Concito-o a voltar a viver de acordo com os princípios dos primeiros cristãos (se você ainda não o faz):
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". (Atos 2.42-47)
Vamos nos preocupar mais com o Reino de Deus. E menos com nosso próprio reino. Menos com nosso mundinho.
Que Deus abençoe a todos em Nome de Jesus.
Alessandro Cristian

2 comentários:

  1. Prezamado Alessandro Cristian,

    A Paz do Senhor!

    Infelizmente vivemos hoje, como nos tempos de Moisés, ou seja, no pior momento. O momento em que Moisés esteve recebendo os Mandamentos de Deus, e o povo resolveu construir o seu Bezerro de Ouro, como nos dias da atual geração.

    A geração de hoje, convive com a necessidade, induzida por pastores destituídos da Glória de Deus, e que constroem a cada dia uma nova modalidade de bezerros de ouro, com suas falácias de PROSPERIDADE.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, prezado Pastor. Multiplicam-se em nossos dias os bezerros de ouro. Infelizmente.
    Distorções do evangelho pipocam aqui e acolá. Com extremo pesar constatamos que a igreja está a cada dia mais distante do cristianismo bíblico.
    Que o Senhor muito o abençoe.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.