O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 25 de novembro de 2012

CPM 22 gospel???

No meio "gospel" não raramente encontramos músicas com um caráter subjetivo, onde ficamos sem saber ao certo se a intenção do cantor/compositor era direcionar as palavras e declarações de amor a Deus ou à pessoa amada. Ao que tudo indica, existe a pretensão de se atingir o público alvo e, se possível, dada a dubiedade das declarações, alcançar a massa e vender um pouquinho a mais...
Nesse sentido, podem ser observadas no mercado secular uma infinidade de canções que poderiam facilmente se passar por gospel. Letras com conteúdo mais "gospel" que muita música "gospel". Peguemos como exemplo “Estranho no espelho”, do CPM 22 (1. esqueça o sentido original da letra; 2. em vermelho, minhas observações):
Quem você vê quando me olha/ Estou certo, não é o mesmo que eu
(Muitas vezes nos desvalorizamos, nos sentimos inferiores. No entanto, Deus nunca nos vê assim. Aos Seus olhos somos preciosos, a ponto de enviar Seu Único Filho para morrer pela humanidade,  com a finalidade de nos resgatar para Si.)
Às vezes penso em ir embora/ Às vezes não me vejo bem
(Por esse complexo de inferioridade, por não se ver bem, tomado pela angústia, o ser humano chega ao ponto de querer “ir embora”, por um fim à vida. E é o que muitos fazem, chegam a esse extremo.)
Não te conheço mais/ Um estranho no espelho
Vem me roubar a paz / Sempre que eu te vejo 
(“Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”, Rm 7.24. Confrontado com sua pecaminosidade, com sua fraqueza, com sua insuficiência, antes de se encontrar ‘no’ e ‘com’ o Criador, o homem tem a paz roubada por aquele que veio a “roubar, a matar e a destruir” – João 10.10. Só a reencontra ao encontrar o Príncipe da Paz.)
Refrão:
Louco pra fugir de mim sem saber/ Procurando um sentido que me faça entender
(o homem, em seu íntimo, busca desesperadamente fugir de si, escapar de sua condição de falho, faltoso, inconstante, fatores que o distanciam de Deus. No entanto, sozinho nunca conseguirá: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem”, Romanos 7.18. Estamos sempre à procura de um sentido, sabemos que a vida não se resume a estes poucos anos sobre a Terra. A Palavra nos diz que Deus “também pôs no coração deles {dos homens} a idéia da eternidade”, Eclesiastes 3.11.)  
Que eu nunca estou sozinho/ Mesmo sem poder te ver/Sei que estou sempre com você
(Sabemos que nunca estamos sozinhos; se depositamos nossa confiança em Deus, mesmo sem vê-lo podemos sentir Seu terno cuidado sobre nossa vida)

Quem você vê quando se olha/Estou certo, não é o mesmo que eu
Mas quero ir com você pra bem longe daqui/Ao menos só mais uma vez
(Maranata! Vem, Senhor Jesus... Minha alma anseia por Ti...)
Estou com medo mas escuto os teus conselhos
(Sentimos medo, sim. Da morte, da vida, do desconhecido, do hoje, do amanhã, de nós mesmos, do próximo, do Eterno... Acredito que somente {alguns} loucos não sintam.)
Tento encontrar a paz/Que há tempos eu não vejo
(É o que todos buscam desesperadamente. Como disse Agostinho, “Fizeste-nos para ti, Senhor, e o nosso coração permanece inquieto enquanto não repousar em Ti”.)
Quem pode me escutar/Estou desorientado e tão cansado
(Todos estávamos cansados e desorientados, até ouvirmos as doces palavras do Mestre: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” – Mateus 11.28-30)
Quem pode me ajudar/Se não for você, me responda por favor
(Quem pode ajudar o homem e livrá-lo da angústia, da opressão e do cansaço, se não Deus? No fim, reconhecemos que só Ele pode nos ajudar. Ufa! Graças a Deus por isso...)
Para ver o videoclip dessa música, clique aqui.
Yeah! Jesus rules!
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

* Música "Estranho no Espelho", compositores: Wally/Badauí/Rodrigo Koala. Álbum Cidade Cinza. Arsenal/Universal Music, 2007.
Imagem extraída de: http://cpm22.uol.com.br (Acesso em 24/06/10).

4 comentários:

  1. é... não sou lá fã deste tipo de rock-pop (curto um rock menos light), mas essa música é até ouvível, rs!

    Sobre o título "CPM 22 gospel?" poderíamos também dizer o mesmo sobre Gun's , com a música Don't cry (naquela parte que fala sobre um paraíso acima da cabeça...); também sobre Bob Dylan, na música Knockin’ on Heaven’s Door!
    Também poderíamos, nesta perspectiva de interpretações, utilizar diversas bandas que, não são gospel nem que a vaca tussa, rs, mas que podemos interpretar as músicas como se fossem!

    Isso ocorreu de forma parecida em relação à filosofia durante a Escolástica quando os primeiros padres disseram que também os pagãos poderiam ter uma luzinha do deus verdadeiro (pra eles, o judaico-cristão) e, por isso, justificavam sua leitura: Platão e outros. E vimos que deu certo, pois o platonismo encaixou direitinho com o cristianismo (ou o inverso, já que Platão veio antes de Cristo...

    Não podemos "cristianizar" tudo por aí! Isso é retirar a autenticidade original da obra de cada autor... ou banda!

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela visita, prezado Daniel.
    No entanto, quero deixar claro que minha intenção não é "cristianizar" nem CPM 22, nem nada. Pelo contrário, entendo que nem o cristianismo atual é cristão em sua essência, i.e., está longe daquilo que Cristo inicialmente propôs.
    O que intentei foi mostrar que, tem tanta música gospel chinfrim que até quem não é gospel, acaba sendo mais gospel que muito gospel (!?!).
    No mais, agradeço novamente pela preciosa visita e pelo comentário.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Ah entendi!E então precisarei concordar com você em gênero número e grau, cara!
    E tenho que concordar com você (apesar de não ser cristão) que este cristianismo que tem aí hoje em dia está para o cristo assim como o círculo está para o quadrado...

    E agradeço também seu comentário lá no meu blog, curti! Realmente, foi totalmente nonsense, rs! Eu às vezes sinto necessidade de irracionalidade pra respirar, sabe? Esta opressão da Razão, da racionalidade dos costumes da sociedade me entorpecem.

    Abraços, cara, eu sempre venho ler seus textos aqui, apesar de não comentar em todos.

    fui!

    ResponderExcluir
  4. Agora sim ,depois de um ano de todo esse papo,da para se dizer que são gospel devido a todo seu repertório com letras baseadas na palavra de Deus...Abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.