O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pescar em aquário alheio é fácil...

Nessa minha recente caminhada cristã, uma das coisas que mais tem me intrigado é a variedade de denominações evangélicas existentes. Fala-se em cerca de trinta mil. Número inexato. Não podemos afirmar taxativamente que existe um número "xis" de denominações, uma vez que a cada dia surgem novas no Brasil e no mundo. Só em São Paulo, surge uma a cada dois dias. Foi-se o tempo (e faz tempo) em que o protestantismo subdividia-se basicamente em "tradicional" e "pentecostal". 
Hoje, há igrejas para todos os gostos. Com rótulos diversos. Há a chamada igreja dos surfistas (que sabemos, recebe esse nome só pelo fato de que em seu púlpito há uma prancha de surf, uma vez que é frequentada por várias classes de pessoas, não só por surfistas), igreja dos roqueiros, igreja dos lutadores de jiu-jitsu, igreja específica para homossexuais, etc, etc, etc...
É fato que a Igreja de Cristo teve início no dia de Pentecostes. Ali foi fundada por Deus Sua Igreja. 
A partir daí, muitos tem fundado as suas, movidos por seus próprios interesses e deixando de lado os interesses do Reino de Deus. 
Pra não falarmos só das denominações recentes, tomemos como exemplo a (quase) centenária Assembleia de Deus. Basta um passeio de 15 minutos em minha cidade (Caraguatatuba, Litoral Norte/SP), para constatar a variedade de ministérios:
Assembleia de Deus - Ministério de Caraguatatuba
Assembleia de Deus - Ministério de Santos
Assembleia de Deus - Ministério de Madureira/RJ
Assembleia de Deus - Ministério de Queimados/RJ
Assembleia de Deus - Ministério de Belém 
Assembleia de Deus - Ministério de São José dos Campos
Assembleia de Deus - Ministério de Caçapava
Assembleia de Deus - Ministério de Adoração a Cristo
Assembleia do Deus Vivo ...
Fica a pergunta: precisa mesmo disso tudo?
Devemos tirar o chapéu para os desbravadores, aqueles que iniciaram os trabalhos de evangelização e fundaram as igrejas pioneiras no país. Há de se tirar o chapéu também para aqueles que, sob a direção de Deus, iniciam em nossos dias trabalhos de evangelização naqueles locais em que muitos não teriam coragem, sobretudo onde o tráfico de drogas domina. 
Mas o que dizer de alguém que inicia uma igreja num bairro onde já existem, no mínimo, vinte outras? A cerca de 100 metros de outra congregação? É aquilo que dizemos: pescar em aquário alheio é fácil. Pescar o peixe já limpo é mais agradável, menos trabalhoso.
Finalizando, deixo dois versículos da Palavra de Deus para nossa meditação, dados pelo Espírito Santo inicialmente ao Apóstolo Paulo, exemplo de sabedoria e ética ministerial:
"E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio" (Romanos 15:20).
"... para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para nos não gloriarmos no que estava já preparado." (2 Coríntios 10:16)
Que não caiamos na tentação de edificar sobre fundamento alheio. Tampouco em campo já preparado.
Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

2 comentários:

  1. Bom... Aos covardes que se escondem no anonimato:
    1º: aprenda a escrever para ter um comentário publicado;
    2º: aprenda a ler e compreender o texto, caro anônimo. Pelo jeito, não entendeu a essência;
    3º: como você disse, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Concordo, é isso que a Palavra diz. No meu caso, adoro unicamente meu Senhor e Salvador Jesus Cristo e sigo a Bíblia. Se alguém quiser fazer o contrário, dará conta, sem dúvida.
    4º Tenha hombridade e assine o que escreve.
    Deus abençoe sua vida e te dê mais mansidão.
    Em Cristo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.