O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 2 de maio de 2009

Todos os caminhos levam a Deus???

Há séculos (por que não dizer, milênios) a humanidade está imersa em uma intensa e crescente pluralidade religiosa. 
Costuma-se classificar as principais grandes religiões do mundo em dez, quais sejam: hinduísmo, jainismo, budismo e siquismo (Índia); confucionismo e taoísmo (China); xintoísmo (Japão); judaísmo (Palestina), zoroastrismo (Pérsia, atual Irã) e islamismo (Arábia).

Tais religiões subdividem-se em cerca de dez mil seitas.

No rol das grandes religiões mundiais, comumente incluem o cristianismo e, por vezes o tratam como mera ramificação do judaísmo. No entanto nós, cristãos, não consideramos o cristianismo uma religião. Explico o motivo.

A palavra religião vem do latim religare. Ou seja, religiões, no geral, são filosofias e práticas forjadas pelo homem em vãs tentativas de se religar com Deus.

Há uma frase conhecidíssima de todos, segundo a qual “todos os caminhos levam a Deus”. Ledo engano. Não é isso que a Bíblia Sagrada, nossa regra de fé e prática, diz. Segundo o Livro Santo, “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”(Provérbios 14.12)

Não há vários caminhos, há um só caminho. O próprio Senhor Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6) (grifos meus)

Ele não é apenas um dos caminhos, é “o”. Só Ele pode restaurar a comunhão da criatura com o Criador, tornando-as seus filhos:“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome” (João 1.12). Só Jesus nos reaproxima do Pai: “... não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”. (Efésios 2.12,13)

Prezado colega, não se iluda com essa história de que todos os caminhos levam a Deus. Há um só caminho, e Seu nome é Jesus. Não siga por atalhos.

Que Deus abençoe sua vida.

Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian

Subsídios: Bíblia Apologética. São Paulo: Instituto Cristão de Pesquisas, 2000

Citações bíblicas: Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.