O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 25 de abril de 2009

"Você sabia?" Qual a posição da Assembleia de Deus sobre o divórcio???

Ante tantos desvios que temos visto em certas igrejas que carregam na placa o histórico nome "Assembleia de Deus", contudo sem honrar sua tradição e ortodoxia, considero conveniente e oportuno aqui publicar periodicamente, de hoje em diante, a posição da citada denominação, à qual pertenço há uma década, acerca de determinados temas. Para tal transcrevo aqui inicialmente, ipsis litteris, a:

"Resolução N° 001/95 - Dispõe Sobre o Divórcio 

A 32ª Assembléia Geral Ordinária da Convenção das Assembléias de Deus no Brasil resolve:

Artigo 1° - As Assembléias de Deus no Brasil, tendo em vista a legislação vigente e o preceito bíblico expresso em Mateus 5.31, 32 e 19.9, e outras passagens similares, somente acolherão o divórcio nos casos de infidelidade conjugal e crimes hediondos devidamente comprovados, admitindo-se, nesses casos, novo matrimônio, esgotados todos os recursos para reconciliação (grifo meu).

Parágrafo Único – Entende-se por infidelidade conjugal, a prática do adultério, e por crimes hediondos:

  1. o tráfico e consumo de drogas e coisas assim;
  2. a prática do terrorismo e suas formas de expressão;
  3. o homicídio qualificado ou doloso; e
  4. o desvio sexual.

Artigo 2° - O ministro ou oficial divorciado, caso venha a contrair novas núpcias enquanto viver o ex-conjugue (sic), poderá permanecer ou não na sua condição ministerial ou função, depois que seu caso for examinado cuidadosamente por sua Convenção ou Ministério Regional, em primeira instância, e se houver necessidade, em segunda instância pela Mesa Diretora da Convenção Geral, assistida pelo Conselho de Doutrina.

Artigo 3° - O pastor que acolher obreiro que se tenha divorciado e contraído novas núpcias e sem observar o que se contém no Artigo 2° desta resolução, será responsabilizado perante a Mesa Diretora da Convenção Geral.
Salvador, BA, 29 de janeiro de 1995
Pr. Sebastião Rodrigues de Souza
Presidente da CGADB"

Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian

Fonte:www.cgadb.org.br. Acesso em 25 de abril de 2009.

5 comentários:

  1. Prezamado Alessandro Cristian,

    A Paz do Senhor!

    É incrivel! Acabei de retornar de um culto, com o desejo de postar um pequeno comentário, sobre o problema do Divórcio, que tenho divulgado em alguns blogs.

    Imagine! Por felicidade encontrei a sua matéria em momento propício, mas, permita-me uma matéria também a respeito. E, que muitos irmãos possam tomar a mesma iniciativa.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Amém, caro Pastor.
    Que Deus nos abençoe e nos ajude.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR AMADO IRMAO, SOU JOCIVALDO UM JOVEM DA ASSEMBLEIA DE DEUS, TENHO 6 ANOS DE EVANGELHO E TENHO OBSERVADO QUE À UMA DIVISAO DE OPINIOES SOBRE ESTE ASSUNTO, UNS PREGAM QUE SO PODE CASAR OUTRA VEZ SE ACONTECEU INFIDELIDADE MT19;09 , OUTROS PREGAM QUE EM QUALQUER CASO PODE CASAR NOVAMENTE POR QUE NAO PODE NEGAR O PERDAO,ISSO TEM MIM CAUSADO DOR DE CABEÇA, APESAR DE CRER NA PRIMEIRA INTERPLETAÇÃO,QUERO SABER O QUE VC ACHA SOBRE ESSA DIVISAO DE OPINIAO . AMEM PRECISO DESSA RESPOSTA..

    ResponderExcluir
  4. Prezado Jocivaldo, a Paz do Senhor.
    A diversidade de opiniões se deve ao fato de que a Assembleia de Deus se encontra extremamente fragmentada.
    Mas biblicamente, a possibilidade de novo casamento de fato está aberta somente em casos em que há infidelidade conjugal. Nesses casos, o cônjuge traído pode se casar novamente, o que não o exime de perdoar o cônjuge traidor.
    No entanto, cabe ressaltar que cada caso é um caso, que possui circunstâncias que o envolvem e por isso devem ser analisados isoladamente.
    Por exemplo, a pessoa que se separou quando ainda não estava nos caminhos do Senhor, e a (o) ex já se casou novamente, entendo que o convertido pode se casar com outra pessoa (no Senhor).
    Mas, como eu disse, cada caso é um caso, e deve ser analisado isoladamente.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Casei e procurei de todas as formas manter meu casamento, mas devido a infidelidade conjugal que não foi da minha parte. Nunca sai dos caminhos do Senhor. Me divorciei, e casei novamente, sempre tenho procurado ser fiel ao meu Senhor Jesus, fui rejeitado para o ministerio pastoral, devido o divorcio. nunca procuraram analisar o meu caso.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.