O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

sábado, 3 de março de 2012

Os pais da igreja e a parábola do bom samaritano: uma ilustração

Dentre a variedade de temas passíveis de serem explorados na parábola do bom samaritano, registrada no Evangelho segundo escreveu São Lucas, encontramos os seguintes: amor ao próximo, compaixão, religiosidade, vida eterna, violência, preconceito, etc. Mas acredito que nenhum deles seja tão criativo, ilustrativo e edificante quanto à simbologia da aludida parábola dissecada por alguns dos pais da igreja, dentre os quais encontramos Orígenes e Clemente de Alexandria. Vejamos o significado das situações, personagens e símbolos do texto sacro de acordo com a interpretação em tela.

Texto bíblico (Lucas 10.30-37).
Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Símbolos:
1) O homem que descia pelo caminho: Adão, ou a humanidade, se apartando de Deus através da "descida", ou Queda;
2) Jerusalém: o Paraíso, lugar de comunhão com o Pai;
3) Jericó: o mundo, ou lugar de distanciamento do Pai;
4) Os salteadores: as hostes espirituais da maldade, comandados pelo inimigo-mor de nossas almas, constantemente "buscando a quem possa tragar" (I Pedro 5.8);
5) O sacerdote e o levita: a Lei e os sacrifícios do Antigo Testamento, impotentes para nos conduzir a Deus de per si;
6) O samaritano: o bondoso amigo Jesus Cristo;
7) As feridas: as chagas espirituais e materiais decorrentes da desobediência;
8) Azeite e Vinho: o Espírito Santo e o Sangue de Cristo, colocados por Deus à disposição da Igreja;
9) A cavalgadura: o corpo do Senhor. Ele "ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Isaías 53.4);
10) A estalagem: a Igreja;
11) Os dois dinheiros: as duas ordenanças bíblicas deixadas por Jesus à Igreja, ou seja, o batismo e a Santa Ceia;
12) O hospedeiro: o líder local, cuja igreja foi confiada a seus cuidados ou, em outra concepção, o próprio cabeça da Igreja.
13) "Quando voltar": promessa da Segunda Vinda de Jesus.
Em síntese: a parábola nos ensina o plano de Salvação, o amor e o sacrifício substitutivo do Salvador e a caminhada do homem, desde a "descida" ou "Queda" da presença de Deus à restauração e retorno a Ele. Ou seja, nessa ilustração o bom samaritano é o próprio Cristo estendendo a mão para a humanidade. Para mim e para você.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian


(Postagem dedicada à minha mãe.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.