É da natureza do homem querer restringir o Poder de Deus. Como se o Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra fosse limitado. Mas não é isso que nos ensina a Palavra; pelo contrário: "... para Deus nada é impossível" (Lucas 1.37).
Por vezes nos esquecemos de que Deus é "poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Efésios 3.20). E isso acontece com todos, indistintamente. Em determinados momentos, todos vacilamos; todos duvidamos. Vemos nas Escrituras o relato de vários “vacilos” dos homens de Deus. Alguns exemplos:
Moisés quando acuado pelo povo sedento bateu com o cajado na rocha, e perguntou: "...Ouvi, agora, rebeldes: porventura, tiraremos água dessa rocha para vós?" (Números 20.10). O texto bíblico nos relata que então Moisés feriu a rocha duas vezes, e saíram muitas águas. Detalhe: Deus lhe havia dito: "... falai à rocha perante os seus olhos, e dará a sua água"(Números, 20.8). A forma com Moisés agiu na referida ocasião, demonstrou que não tinha plena confiança em Deus, desobedecendo-o. Sabemos que isso custou a ele a proibição de entrar na Terra Prometida.
Elias, um profeta que tinha fé a ponto de fazer descer fogo do céu (I Reis 18.36-38), quando perseguido pelo rei Acabe e por Jezabel, desejou a morte, dizendo a Deus: "... Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (I Reis 19.4).
Zacarias, pedia a Deus um filho, juntamente com sua esposa Isabel, a qual era estéril. A Bíblia nos relata que ambos "eram justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1.6). Certa ocasião, quando oferecia incenso no Templo, aparece-lhe um anjo:
"11 Então um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. 12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. 13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. 14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, 15 porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. 17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lucas 1.11-17).
Ao receber o anúncio, duvidou (vide Lucas 1.18-20). Como conseqüência, ficou mudo temporariamente, até o nascimento de seu filho João Batista.
E o que diremos dos vacilos do Apóstolo Pedro? Duvidando de que Jesus fosse poderoso para livrar-se a Si mesmo e aos Seus, puxou a espada e feriu Malco, servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita (João 18.10). Deixou a dúvida entrar em seu coração e começou a afundar (Mateus 14.30). Repreendeu o Mestre (Mateus 16.22). Demonstrou certa relutância em evangelizar os gentios (Atos 10). Tinha momentos de hipocrisia (Gálatas 2.11,12). E o pior: negou a Cristo por três vezes (Mateus 26.69-75).
Precisamos ter mais fé
Que o Pai das Luzes nos abençoe e nos ajude.
"Soli Deo Gloria"
Alessandro Cristian
Citações extraídas da Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. CPAD, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.