Dr. Hermisten consegue ser ao mesmo tempo um sistemático e um exegeta. Aqui, ele pesquisa no original o sentido da mensagem de Paulo no primeiro capítulo da carta aos Efésios e traduz esta mensagem para nossos dias, organizando-a e apresentando-a de maneira sistemática, relacionando-a com outras passagens das Escrituras e outras doutrinas afins.
O título O Deus Bendito, tirado de Efésios 1.3, reflete bem o assunto principal, que é a doutrina da eleição e predestinação dos crentes. Poucas doutrinas têm sido tão atacadas e mal compreendidas no cenário evangélico brasileiro como estas. Em parte por preconceito e na maior parte por ignorância, evangélicos a acusam de ser uma doutrina do diabo e a responsável pela passividade missionária e evangelística das igrejas reformadas que as adotam. Nada mais longe da verdade. Aqui nesta obra, Dr. Hermisten examina com rigor exegético a evidência bíblica apresentada por Paulo no primeiro capítulo de Efésios, demonstrando que a predestinação é de fato uma doutrina bíblica, embora não consigamos entender plenamente todos os seus detalhes. Além disto, com citações abundantes dos grandes teólogos reformados da Igreja Cristã, e de Calvino em particular, ele nos mostra as consequências teológicas e práticas desta doutrina ensinada em praticamente toda a Escritura, relacionando-a com outras áreas da enciclopédia teológica.
Por fim, trata-se de uma obra escrita a partir dos referenciais reformados, por um autor que reconhece a Bíblia como a infalível e inerrante Palavra de Deus, que deseja honrá-la e submeter-se a ela antes que à sua própria opinião e à de outros homens.
Rev. Augustus Nicodemus Lopes, do Prefácio
Sinopse extraída do site da Editora Cultura Cristã.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.