O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Papai Noel: contrafação de Jesus Cristo


É chegado o mês de dezembro. Férias, festas de fim de ano, Natal, Papai Noel...
Ops! Claro que a citação ao “bom (?) velhinho” aqui foi proposital. Isso porque, até mesmo nós, cristãos, por vezes incorremos no erro de lembrar-nos dessa rechonchuda figura à simples menção da palavra “Natal”. O que é um erro crasso, uma vez que na referida ocasião, comemora-se o nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo, o Verbo Encarnado. Logo, deveríamos nos lembrar do aniversariante primeiramente. Mas não é isso o que acontece. 
No entanto, o intento da presente postagem não é discutir a verdadeira data do nascimento do Mestre (é certo que não foi em dezembro), mas sim mostrar que existe alguém interessado em que o foco da comemoração deixe de ser Jesus (e nós bem sabemos quem é esse interessado). Abaixo, relacionarei algumas características de Nosso Senhor e Salvador consignadas nas Sagradas Escrituras. Conclua você mesmo se o Papai Noel é ou não é uma cópia barata, uma contrafação, um "impostor":
1. O Senhor Jesus tem os cabelos brancos como a lã (Apocalipse 1.14), tem barba (Isaías 50.6) e veste um manto vermelho (Apocalipse 19:13). De igual maneira, o “bom (?) velhinho”;
2. Ninguém sabe o momento de sua vinda (Lucas 12.40; Marcos 13.33). De igual maneira,  acontece com o “bom (?) velhinho”;
3. Jesus trabalhou como carpinteiro (Marcos 6.3). O “bom (?) velhinho” também, uma vez que (diz a lenda) passa o ano todo confeccionando os brinquedos a serem entregues;
4. Assenta-se sobre um trono (Apocalipse 5.1). De igual maneira, o “bom (?) velhinho”;
5. Em um de seus mandamentos, ordena que filhos honrem os pais. Noel também pede isso: a condição para que as crianças recebam presentes é a obediência aos pais.
6. “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais” (Lucas 18.16);
7. Vem como o ladrão à noite (Mateus 24.43,44). Noel também.
8. Julgará a todos (Mateus 25.31-46; Romanos 14.10). Noel julga as obras das crianças, isto é, se são merecedoras dos brinquedos;
9. As Escrituras nos orientam a que nos acheguemos ao Seu Trono para expor a Ele nossas necessidades (Hebreus 4:16). O “bom (?) velhinho” pede que as crianças se assentem em seu colo, no trono, e façam seu pedido;
10. Por fim sabemos que o SENHOR é Onipotente (Apocalipse 19.6), Onipresente (Efésios 4.6, Salmo 139) e Onisciente (Hebreus 4.13). Segundo a fábula, Papai Noel também possui esses três atributos. Senão, vejamos:
- milhões de brinquedos são entregues numa só noite (onipotência);
- sabe se cada criança do mundo foi boa ou má (onisciência);
- vê quando cada criança está dormindo para entregar o presente (onipresença).
Com isso, a cada ano que passa a humanidade está mais próxima da fábula do que da Verdade. E as crianças são levadas a serem boas e obedientes durante o ano pela motivação errada: receberem presente do Papai Noel, e não porque essa é a vontade de Deus. São levadas a desenvolver apego aos bens materiais (presentes), e não a amar ao SENHOR acima de tudo.
Não vejo problema em comemorar o Natal. Tampouco encontramos base bíblica para a proibição. O que não podemos é continuar fomentando a crença de nossas crianças em uma fábula arquitetada com o escopo de tirar nosso Salvador do centro das atenções. 
Mostremos a elas que a razão do Natal é Jesus Cristo. E que só Ele nos dá os maiores presentes que alguém pode receber: o perdão dos pecados, a justificação, a salvação, a vida eterna.
Deus abençoe a todos em Nome de Jesus.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

2 comentários:

  1. Prezamado Alessandro Cristian,

    A paz do Senhor!

    A igreja precisa assumir uma postura firme não contra o "bom velhinho(?)", e sim contra a mentira que que encoberta a VERDADE.

    Infelizmente, muitos crentes sentem a necessidade de prolongar esta mentira com as cores da COCA-COLA,

    Necessário é que as igrejas assumam de vez que isto não é Santo, e sim, uma maneira gentil de engano.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero - servo
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, prezado Pr. Newton.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.