O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sócrates cria no Deus Verdadeiro

Há alguns fatos que todos sabem acerca da vida do filósofo grego Sócrates, como por exemplo:
  • Ele viveu entre 470 e 399 a.C., aproximadamente.
  • Não deixou nada escrito: o que hoje conhecemos como sendo parte de sua obra, o conhecemos por intermédio principalmente dos diálogos de seu discípulo mais famoso, Platão.
  • Desenvolveu o processo pedagógico denominado maiêutica, uma obstetrícia do espírito que, por meio de perguntas e respostas, tinha por objetivo a parturição das ideias.
  • Cria na imortalidade da alma. 
  • Foi autor de célebres frases que fazem parte do inconsciente coletivo da humanidade, dentre elas "só sei que nada sei" e "conhece-te a ti mesmo".
O que nem todo mundo sabe é que, uma das causas de sua condenação foi o fato de que se negava a crer nos vários deuses do Olimpo,  refutand0 assim o politeísmo grego.
Dessa maneira, foi julgado e condenado a ingerir suco de cicuta (espécie de veneno) sob a acusação de ateísmo e de estar pervertendo os jovens atenienses com suas idéias subversivas. 
No entanto, Sócrates não era ateu: ele cria num deus que, conquanto não estivesse dentre a infinidade de deuses de sua época, era indescritível. Estava acima de todos os demais. Era o único verdadeiro, digno de admiração. Embora não soubesse quem era esse Deus verdadeiro, sabia que nenhum dos demais cridos na sua época o eram.
Nos vem à mente com essa informação o episódio narrado em Atos 17, onde Paulo se depara com um altar destinado ao Deus desconhecido. Aproveitando-se da oportunidade, o apóstolo dos gentios explica aos atenienses que aquele, que honravam não conhecendo, era o que ele anunciava:
Entendo que era nesse Deus que Sócrates cria. Mas não o conhecia. O filósofo cria no Grande Eu Sou. Só não sabia que, conforme as Escrituras que provavelmente também não conhecia, Aquele Deus estava prestes a se revelar em Sua Plenitude por intermédio de Jesus Cristo para trazer a salvação à humanidade.
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação (...)" (Atos 17.24-26).
Ou seja, foi um mártir cristão mesmo antes do nascimento de Cristo (!?!). E sem sequer saber quem Ele é.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

6 comentários:

  1. lindo texto, fiz algo parecido para a aula de filosofia da faculdade.

    sou grande admirador de Socrates.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Muito bacana o blog "Estilo Jovem"...

    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  3. a filosofia é uma arte magnifica repleta de de direção ainda mais sé tratando de socrares!

    ResponderExcluir
  4. Preciso contar isso kkk estava estudando para o Enem e uma questão me chamou atenção, sobre a morte de Sócrates e eu comecei a ler o que ele falava antes de morrer e dentro de mim comecei a pensar se esse deus que ele falava não era o nosso Deus, então comecei a pesquisar, porém, como Filosofia é um curso que predomina a presença de Ateus, todos os sites iam contra essa ideia colocando argumentos nada haver kkk então citei esse fato pro meu marido e na hora ele se lembrou dessa passagem de Paulo na bíblia e na hora eu até senti um arrepio kkk comecei a procurar sem parar até achar o seu site e me surpreendi, porque até certo ponto da vida, Sócrates acreditava em outros deuses mas em algum momento ele passou a crer nesse Deus desconhecido, o que é incrível! Porque os gregos não conheciam esse Deus, não sabiam das histórias que cercavam os hebreus, eles só foram ter conhecimento desses fatos depois da morte de Jesus, quando Paulo foi até eles, e mesmo assim sem ter conhecimento nenhum, Sócrates abriu o coração para esse Deus desconhecido e com uma fé incrível passou a crer em algo totalmente diferente e estranho ao que ele conhecia e não só creu, mas pregou sobre ele pela cidade até ser condenado a morte, e em seu discurso antes de morrer, ele demonstrou tranquilidade acreditando que algo melhor o esperava e desejou que Deus tivesse misericórdia e enviasse outro alguém que como ele passasse esses conhecimentos para que eles não morressem na ignorância. Isso é incrível, passarei a conhecer mais sobre esse homem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.