O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O pecado, a dor da consciência e a nossa "nudez"...


No livro de Gênesis capítulo 3.14-24, encontramos as sentenças proferidas por Deus à criação devido à Queda do homem. Percebemos que, desde o princípio, a dor e o desconforto são prenúncios da morte.
Dentre as “dores” infligidas à humanidade em decorrência do pecado de nossos "pais", podemos elencar: a dor do sofrimento e o cansaço decorrente do trabalho pesado, a dor do parto, a dor das enfermidades, endemias, epidemias e pandemias que se alastram ceifando vidas, as catástrofes naturais ou ocasionadas pelo homem, dentre outras tantas.
Todavia, atentemos para o fato de que, de todas, a dor primeva foi a dor da consciência. Se não, vejamos:
Após a Queda, ouvindo a voz de Deus a o chamar, imediatamente Adão reconheceu sua falha. Tanto é que, questionado pelo Criador sobre seu paradeiro, respondeu:
“Ouvi tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”.

Da mesma maneira eu e você nos sentimos quando falhamos. Nus. Ao ouvir o Pai Eterno a falar conosco, a nos repreender ternamente, sentimo-nos descobertos.
Sem roupa, sem chão e sem céu.

Quando assim nos sentimos, com a dor na consciência ocasionada pelo cometimento de uma falta, resta-nos reconhecer nossa fraqueza e confessá-la a Deus.
"Cobrir nossa nudez" com a misericórdia do Pai. Afinal, a Bíblia nos assegura que “o que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Provérbios 28.13)

Por intermédio da Primeira Epístola do Apóstolo João somos orientados quanto ao fato de que devemos com diligência evitar o pecado. Todavia, se pecarmos, temos um Advogado junto ao Pai: Jesus Cristo, o Justo. (I João 2.1)

E se Deus o tem corrigido e, até mesmo o açoitado, agradeça-o. Isso é sinal que você é filho dele, pois o Pai corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. (Hebreus 12.5-8)

Que Deus abençoe sua vida.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

8 comentários:

  1. Graça e paz amado irmão.
    Parabéns pelo excelente espaço,já está linkado como referência.
    Que Deus o abençoe.
    Visite-nos: http://caminhoplano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em uma época que a falta de regras e a inversão de valores predominam em nosso meio, coisas que levam a nudez espiritual.
    O "deus" desde século tem trabalhado e cegado até muitos que se dizem escolhidos.
    O importante é que a misericórdia de Deus ainda está estendida sobre todos. Devemos estar cientes e conscientes que o mesmo que derrama misericórdia, agindo como Pai amoroso, será o que muito em breve julgará como Juiz todos os homens individualmente.
    Que Deus nos guarde debaixo da bandeira ensanguentada do Calvário para que aconteça muitas absolvições naquele dia.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  3. É a mais pura verdade, porque vivemos dias que a nudez da humanidade está sendo praticada até com falta de temor (sem regra), visto que presenciamos uma época de inversão de valores onde o "deus" desde século tem cegadoos incrúdulos(até dentro das "igrejas").
    Devemos sempre estar sensíveis e pensar dez vezes antes de falhar com Deus, porque sabemos que hoje ele exerce misericórdia, mas amanhã será Juiz de todas as nossas atitudes. Que nos guarde debaixo da bandeira ensanguentada do Calvário
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  4. Amém, caro Odair Mercham. Muito obrigado pela visita e pelo apoio.
    Que o SENHOR te abençoe ricamente.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  5. Prezado Pr Ricardo
    "Tua presença aqui nos trouxe alegria..." (rsrsrs)
    Deus abençoe sua vida.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  6. Este post retrata a realidade de forma incontestável...
    a dor na conciência é uma consequencia inevitável do pecado.
    Glória a Deus que somos perdoados quando confessamos nossos pecados ao Fiel e Justo!

    Parabéns pelo blog, tornei-me seguidora.
    Quando puder me visite
    www.cleonicedesa.blogspot.com
    e
    www.mulher-unica.blogspot.com

    A PAZ DE CRISTO

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, prezada Cleonice. Visitarei seus blogs sempre. Deus abençoe sua vida.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  8. Há também a dor de ter que arrancar da terra os espinhos e abrolhos que ela produz por causa do pecado, em todo trabalho existe estes “espinhos”, em toda profissão cresce “abrolhos”
    Sim! Pois não há atividade humana sem dor e sem risco. Eu mesmo nunca vi o pecado como um mau da carne, mas como um mau existencial, posto que fomos impulsos do paraíso e da presença de Deus para vivermos nossa existência neste inóspito mundão ai fora.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.