O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 1 de maio de 2011

Lições extraídas da parábola dos dez talentos

No capítulo 25 do Evangelho segundo escreveu Mateus, estão registradas algumas parábolas proferidas por Jesus durante aquele que ficou conhecido como "sermão profético". Na presente postagem, quero destacar uma delas: a parábola dos dez talentos (Mateus 25.14-30).
Dentre as lições que podemos extrair dessa passagem, ressalto as seguintes:
1) Quem não usa seus talentos, perde-os; quem os usa, vê sua multiplicação.
Aquele que é agraciado por Deus com um dom, um ministério, uma incumbência para emprego em Sua obra, deve com esmero procurar fazer aquilo para o qual foi chamado. Quanto maior a dedicação, mais o Senhor honra o ministério que colocou em suas mãos. No versículo 28 do texto em apreço, lemos "Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez talentos". Ou seja, se eu e você agirmos com negligência diante da obra do Pai, certamente Ele colocará nossos talentos nas mãos de outro que demonstre disposição a executar a tarefa Divina. No entanto, lembremos da advertência de Jesus: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" (Lucas 9.62).
2) Deus não exige de nós nada além daquilo que podemos. Mas Ele sabe exatamente o que podemos e conseguimos.
No versículo 15, a Palavra diz que aquele homem distribuiu os talentos "a cada um segundo a sua capacidade". Ou seja, conhecendo do que você é capaz, Deus nunca vai te impor jugos impossíveis de se carregar, nem vai te explorar em hipótese alguma. No entanto, é bom lembrar que para Deus não colam as desculpas esfarrapadas que por vezes apresentamos objetivando nos esquivarmos das missões a nós atribuídas. Como nosso Criador, Ele conhece a nossa estrutura, nosso potencial, nossos limites. Como se diz no militarismo, "Missão dada é missão cumprida". Lembremos também aquilo que Deus nos diz por intermédio do Apóstolo Paulo: "(...) Ai de mim se não anunciar o evangelho!" (I aos Coríntios 9.16).
3) Deus só quer que você seja você mesmo, sem comparação com ninguém.
Por isso nos dotou com a individualidade, subjetividade, pessoalidade, personalidade. Seja você mesmo, sem comparação e sem imitação. Ou melhor, se é para imitar alguém, que esse alguém seja Cristo.
Deixe essa coisa de autocomiseração, pensamentos do tipo "fulano canta melhor do que eu", "sicrano prega melhor do que eu", "beltrano fala com mais eloquência que eu", e congêneres. Dentre os bilhões de pessoas existentes no mundo, cada uma é diferente da outra. Ninguém é igual a ninguém. Simplesmente faça o que está em suas mãos. Lembremos da advertência contida no Livro de Eclesiastes: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (Ec 9.10). Lembre-se também do primeiro e grande mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mateus 22.37).
Teu, teu, tua, teu. Ou seja, Deus trata conosco individualmente.
Não enterre o talento que recebeu. Use-o para granjear outros. Um dia o Senhor irá requerê-lo de suas mãos.
Que Deus nos abençoe e nos ajude nessa caminhada.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

2 comentários:

  1. Olá! Boa noite, que a Paz do Senhor seja contigo.
    Sou evangélica, me converti a menos de um ano. Li sobre as liçoes extraidas da parabola dos dez talentos, pois na semana passada falei sobre esta parabola na minha igreja, hoje li a sua lição tirada dela, não é taão diferente da minha. Ainda tenho muito a aprender, mas uma lição também tirei dela, se temos possibilidades de usar nossos talentos principalmente a serviço da obra de Deus, devemos fazer o melhor possível, pois um dia Ele, O Salvador vai querer saber porque não os usei.
    A Paz do Senhor
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose. Grato pela visita e pelo comentário. Deus abençoe sua vida.

      Excluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.