O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

quarta-feira, 31 de março de 2010

Dia da mentira? Fala sério!

Como bem sabemos, o dia 1º de abril é mundialmente conhecido como o “dia da mentira”. A humanidade há séculos costuma brincar com essa data. A versão mais aceita para a origem de tais brincadeiras envolvendo o dia da mentira data do século 16. Naquela época, com a mudança do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano, a comemoração do Ano Novo foi trocada para 1º de janeiro.
Anteriormente, era comemorado entre 25 de março e 1º de abril, sendo esse o primeiro dia da primavera na Europa.
Tal troca levou tempos até que fosse assimilada pela população, e quem ainda não havia se adaptado, e ainda comemorava o Ano Novo na data de outrora era chamado de "bobo de abril". Tais pessoas sofriam trotes diversos e para elas, em 1º de abril, costumava se contar mentiras.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). (1)
Percebemos que a “comemoração” dessa data não teve origem em nosso país, mas os brasileiros acabaram incorporando-a...
Agora indo para a Palavra de Deus...
Ela nos orienta acerca da paternidade da mentira:
“... ele (o inimigo) foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. (João 8.44)
E contém ricas recomendações acerca do proceder daquele que é nascido de novo:
O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde”. (Provérbios 13.5)
“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”. (Colossenses 3.9)
“Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. (Efésios 4.25)
E nos assevera quais as consequências da mentira:
“(...) quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos”. (Isaías 28.15) 
“E não entrará nela (na Jerusalém Celestial) coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. (Apocalipse 21:27) 
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. (Apocalipse 22:15) 
“Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. (Provérbios 12:22) 
Concluindo: não entremos "na onda" do 1º de abril. Deixemos a mentira de lado. Seja ela “mentirinha” ou “mentirona”. Somos nascidos de novo. Fiquemos unicamente com a Verdade que liberta. É bem melhor.
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian
(1) http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mentira/home.html

3 comentários:

  1. O diabo é o pai da mentira, e quem pratica a mentira é mentiroso. Portanto esse é o dia dos filhos do diabo! Simples e tão escuro quanto ele é!
    Nós que estamos em cristo somos novas criaturas e vivemos na luz. Essa luz no entanto de nada serve se não for usada para mostrar o caminho aos que estão em trevas.
    Então aproveitemos esse dia para dizer, em Amor aos outros que este dia é literalmente o dia do engano.
    As pessoas que Deus nos colocar para que falemos a elas sobre isso, estarão certamente com seus corações desejosos de aprender mais, então o Espirito Santo nos capacitará a falar.
    Outra maneira é tão somente a nossa presença ao lado dos que estão sem direção, e silenciosamente vamos agindo e através de nossa boa maneira, gentileza, respeito e outras cozitas mais, permitirmos uma ação sobrenatural na vida do próximo.
    Se latirmos muito, tal qual fazem os cães, nada mudaremos e como fazem políticos e religiosos fariseus, apenas e tão somente lançaremos pérolas prá porcos.
    Isso é mentira????
    Não, é o que JESUS nos ensinou. Amém
    Gerson

    ResponderExcluir
  2. Paz, Alessandro.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  3. Paz, prezado Alexandre. Grato pela visita e pelo comentário. Visitei seu blog e certamente visitarei mais vezes. Prossigamos nessa caminhada. Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.