O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

domingo, 22 de novembro de 2009

10 Diferentes Estilos de Sermão... O seu está aqui?

Nessa minha recente caminhada cristã, tenho observado os diferentes tipos de sermão que “batem cartão” em nossos púlpitos. É claro que, dada a criatividade dos pregadores, o assunto é vasto. Na presente postagem relaciono apenas dez dos estilos de pregação que podem ser observados em nosso meio:
Sermão “carapuça”: é aquele pregado quando o preletor tem uma diferença mal-resolvida com um dos presentes e, embora o templo esteja cheio, com centenas de pessoas ávidas por ouvir a exposição da Palavra, o sermão inteiro é utilizado para mandar recado àquele único desafeto.
Sermão “E daí?”: pregação em que são utilizadas técnicas de retórica, hermenêutica e homilética, com o pregador demonstrando todo o seu conhecimento histórico e teológico, porém sem contextualização, sem uma possibilidade de aplicação pessoal daquelas informações. Dessa maneira, as palavras passam por sobre a cabeça da audiência que, com aquela cara de interrogação, parece querer perguntar: “E daí? O que é que eu tenho a ver com isso?”  
Sermão “espada”: “esse é o tipo de discurso cortante, penetrante, profundo”, pensarão alguns. Antes fosse. Como é então? Comprido e chato.
Sermão antropocêntrico: o homem e seus “sonhos” são o assunto central. Vontade de Deus? Que nada! “Não desista dos seus sonhos”! Vida eterna? Esqueça! “Receba a bênção agooooooora!”. Exposição permeada por frases para “elevar a moral” da audiência, do tipo “você nasceu para vencer”, “há poder em suas palavras”, “a vitória é sua”, e por aí vai. Ok, sabemos que o cristão é mais que vencedor, que somos bem-aventurados, etc., etc., etc. O problema é que, nesse tipo de sermão Jesus raramente aparece. A ênfase recai no homem, como se de nós mesmos pudéssemos algo (1). Moral da história: igrejas abarrotadas de pessoas apegadas a um materialismo exacerbado, espiritualmente fraca e suscetível a quaisquer ventos de doutrina.
Sermão cristocêntrico: temos um exemplo básico em Atos 2.22-36. Começa com “Jesus Nazareno”, é recheado de citações ao Mestre, e termina com “Deus o fez Senhor e Cristo”. Ou seja, Jesus é o cerne. Ainda se ouve, mas esse tipo de sermão anda em falta...
Sermão “suco de quermesse”: profundo como uma bacia d’água. Substancioso como um envelope de “tang” diluído em uma piscina olímpica.
Sermão “bala perdida”: palavras disparadas aleatoriamente, sem conexão alguma com o texto base, e entrecortado por “Glória a Deus” e “Aleluia”, utilizados para preencher os vácuos. “Se acertar em alguém, amém”, pensa o pregador.
Sermão “feira-livre”: nesse, o preletor se mostra azedo como um limão e ao mesmo tempo amargo como um jiló. Inicia pendurando uma melancia no pescoço no afã de aparecer. Em seguida despeja um monte de abobrinhas na audiência, distribui bananas e descasca o abacaxi em cima dos opositores. Pega alguns irmãos e os utiliza como “laranjas”, citando suas vidas a título de ilustração. E chora as pitangas ao expor ao povo os pepinos que tem enfrentado. Resumo da ópera: tem tanto conteúdo quanto um pastel de vento.
Sermão “míssil teleguiado”: direcionado. Com endereço pré-estipulado. Também conhecido como Espírito Santo de ouvido. Explico: o pregador fica sabendo por intermédio de terceiros que um membro, um casal, ou uma família daquela congregação está passando por determinado problema. A partir daí, direciona a palavra, como se a tivesse recebido por revelação do Espírito Santo. Com pretensa autoridade, aproveita para sentar a pua!
Sermão “contos da carochinha”: durante essa ministração você ouve de tudo: historinhas, testemunhos, ilustrações mil, anedotas. Citações bíblicas e Palavra de Deus, que é bom, nada!

Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian

(1) Em João 15.5, Jesus nos diz: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer” (g.m.).

6 comentários:

  1. Precisamos de sermões cristocêntricos em nossos pulpitos meu irmão, sem dúvidas.

    Deixo-lhe o convite para que visites o meu blog, será um prazer tê-lo por lá, abraço.

    Júnior Rubira
    www.blogespadadoespirito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Alessandro, a Paz do Senhor!

    Peguei seu texto e vou publicar no PC@maral tipo JÁ. rsrsrsrsr

    Levo teu Banner para a sessão "PARCEIROS" do PC@maral

    Muito legal. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Prezado PC
    Fique à vontade. Muito obrigado pelo apoio.
    Deus abençoe sua vida.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  4. Caro Júnior. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.
    Bem bacana seu blog, estou seguindo.
    Deus te abençoe ricamente.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  5. Irmão Alessandro,

    Sempre leio seus comentários no Genizah, os quais são sempre muito coerentes, criativos e edificantes.
    Quanto ao post, achei muito interesante a sua análise. Olha que nesse tempo de vida cristã já presenciei todos esses tipos de sermões. Pior, ainda, é pensar que já fui alvo do sermão "míssil teleguiado".
    Bom mesmo é ouvir o sermão cristocêntrico (tão escasso nos dias atuais).
    Que Deus continue abençoando sua vida e sua família, dando-lhe muita inspiração.

    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Prezada Raquel
    Muito obrigado pelas palavras de incentivo...
    Continue nos acompanhando...
    Oremos uns pelos outros. Que o SENHOR te abençoe, minha irmã.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.