O título do blog tem amplo significado. Tanto o autor como o presente espaço estão em constante construção.
(Afinal, somos seres inconclusos...). O blog vem sendo construído periodicamente - como todo blog - através da postagem de textos, comentários e divagações diversas (com seu perdão pela aliteração).

terça-feira, 24 de março de 2009

Record busca audiência falando de outro Jesus...

É sabido que a Rede Record é de domínio do Sr. Edir Macedo, que também é proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus. De uma emissora de televisão cujo dono é também líder de uma das maiores denominações neopentecostais do Brasil e, quem sabe, do mundo, esperava-se no mínimo programas de entretenimento sadios e, se não integralmente religiosos, no mínimo edificantes.

No início até que era assim. Em 1989, quando a então TV Record foi comprada pelo Bispo Macedo, comentou-se no meio evangélico que a emissora seria voltada para esse segmento. O que não se concretizou, embora parte dos programas fosse voltado ao proselitismo por parte da IURD. Parte era voltada ao público cristão e, conquanto a IURD traga em sua liturgia algumas práticas heterodoxas, com as quais não compactuamos, confesso que considerava válida tal programação. No entanto, na busca pela audiência, paulatinamente a Record foi se tornando como qualquer outra emissora. E sobre Jesus Cristo, do qual falavam (mesmo que à maneira deles), pouquíssimo se vê e ouve atualmente na programação.

No entanto, domingo último (22/03/09), no programa Domingo Espetacular deram uma ênfase exacerbada a um outro Jesus: trata-se de Jesus Luz, o modelo que ficou mundialmente conhecido por ser o mais novo namorado da cantora Madonna. Foi veiculada uma longa reportagem sobre a vida particular do rapaz, com banalidades do tipo “ele saiu pra passear com seu cachorro e recolheu a sujeira que o animal fez na rua (???)”.

É necessário deixar claro que não tenho nada contra ninguém, mas é triste ver uma emissora que tinha tudo pra apresentar um conteúdo cristão, ao invés de anunciar ou falar sobre Jesus Cristo, a verdadeira luz do mundo, prefere divulgar um Jesus cuja luz é efêmera. Se esquecem das palavras do Mestre: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar" (Mateus 24.35).

Só a título de curiosidade, a nova novela da Record que estreará na corrente semana, terá “um custo declarado de R$ 300.000,00 por capítulo” (1). Diz a manchete da matéria: “Folhetim de ciúme e adultério ocupa espaço de mutantes em Promessas de Amor” (2). Temas diametralmente opostos aos ensinamentos bíblicos. Será que não há coisa mais útil onde empregar tanto dinheiro?

"Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Colossenses 3.2).

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2).

PS: havia acabado de chegar do culto quando iniciou-se a transmissão da referida matéria, e resolvi observar apenas para subsidiar a presente postagem.

Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian 

1) http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/2009/03/24/ult4244u2891.jhtm (Acesso em 24/03/09).

2) idem.

Citações bíblicas: Bíblia de Estudo Pentecostal, versão Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

5 comentários:

  1. Paz Alessandro,

    Parabéns pelo blog e pela coragem de denunciar esses abusos eclesiásticos e essa religião mercantilista. Com respeito ao banner, fico grato em tê-lo divulgado aqui.

    Estarei disponibilizando seu link por lá também.

    Abraço fraterno,

    Leonardo G. Silva
    Blog Pulpito Cristão

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita, caro Leonardo.
    Que o SENHOR continue te abençoando.
    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  3. Alessandro, a paz do Senhor!

    Gostei do seu blog e estarei acompanhando-o.
    Realmente o nosso amigo Macedo perdeu o rumo faz tempo. Que a Palavra de Deus se cumpra na vida deste falso mestre. Acrescento ainda às citações bíblicas o seguinte verso:

    "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Flp 4:8

    Que Deus o abençoe.

    Em Cristo,
    Luis Paulo Silva
    www.despertaiceifeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Luís Paulo, a paz do Senhor.
    Muito obrigado pela visita, pelo comentário, e pela honra que me dá em tê-lo acompanhando esse singelo blog.
    E parabéns pelo seu blog. Estarei acompanhando-o também.
    Que o SENHOR o abençoe ricamente.

    Alessandro Cristian

    ResponderExcluir
  5. Amém!

    Seja bem-vindo ao Despertai!

    Espero que lhe seja seja útil o que encontrar por lá.

    Que Deus o abençoe!

    Luis Paulo Silva.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...
Que Deus muito o abençoe.